sábado, 12 de julho de 2014

Ser mãe é uma condição subjetiva


Vale lembrar que ser mãe é uma condição subjetiva; nem toda a mulher fértil está apta a exercer a maternidade. Nem ela é mágica capaz de transformar o caráter da mulher.

Mary del Priore

3 comentários:

  1. Este quadro me dá arrepios, refere-se a um das páginas mais angustiantes da mitologia grega: Medeia prestes a matar os filhos. Eu sou simpatizante da causa childfree, mas acho que um quadro que ilustra um infanticídio não é o mais adequado para ilustrar este tópico, salvo melhor juízo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina,
      Obrigada pelo seu comentário e feedback.
      A escolha da imagem foi baseada exatamente no fato que você descreveu: Medeia prestes a matar os filhos. O que ilustra o ponto destacado na citacao de Del Priore: nem toda mulher está apta a exercer a maternidade. Se todas estivessem, não haveria infantícios. Ao se tornarem mães, o amor materno idealizado sobre o qual ouvimos falar dia e noie, as impediria de matar os filhos.
      O quadro apenas ilustra e nos lembra de uma realidade que acontece todos os dias. Basta ler os jornais. Corpos de bebês sendo descobertos enterrados ou enfiados em vários locais em casas ou nas ruas.
      É uma tristeza sem tamanho, sem dúvida, mas ainda assim a realidade de um mundo onde algumas mulheres são forçadas a se tornarem mães.

      Excluir
  2. Gosto muito do blog, mas dizer que Medéia não estava apta para exercer maternidade é anacrônico. Aquele é o pior sacrifício de Medéia em nome de sua vingança. Falamos de uma peça que não pode ser encarada com a visão de família e moral que temos hoje fruto do cristianismo. Medéia termina coma heroína. Medéia amava seus filhos, mas o sacrifício fora necessário para ela passar sua mensagem.

    ResponderExcluir

Postagens populares