quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Felizes sem filhos (parte V)

E quem vai te cuidar na velhice?

À mais clássica e recorrente das perguntas feitas a quem não pretende ter filhos, estatísticas elaboram a resposta. São as amigas, e não os filhos, que tomam conta das mulheres na maturidade. É o que diz uma longa pesquisa feita pela antropóloga Mirian Goldenberg e publicada em seu mais recente livro, A Bela Velhice. Segundo a estudiosa, existe a ilusão de que filhos são a garantia de uma velhice menos solitária e mais feliz. O problema é que, na maior parte dos casos, essa expectativa não se confirma, gerando enorme frustração nas idosas.

- O que percebi na pesquisa é que as amigas cumprem esse papel de cuidado e carinho na velhice. Um vínculo gerado exclusivamente pelo afeto, e não pela obrigação, origina relações de grande cumplicidade entre as amigas, que se divertem, se acompanham e se cuidam mutuamente - comenta Mirian.

Outra percepção revelada por Mirian é a idealização da maternidade e da família, outra fonte de frustração na maturidade.

- Muitas idosas falam da família como uma prisão, como algo que as privou de muitas coisas boas, como a liberdade. E dizem que ao final da vida percebem que o sacrifício não valeu a pena.

A antropóloga deixa claro, no entanto, que o objetivo do livro não é desestimular a maternidade ou a crença na família. Quer somente alertar para os perigos de depositar nos filhos a esperança de uma velhice feliz. Para garantir felicidade e cuidados na etapa final da vida, ela aconselha as mulheres a cultivarem suas amizades e suas relações sociais.
Fonte: Jornal Zero Hora
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
Reportagem: Patricia Lima
Fotos: Adriana Franciosi

Um comentário:

  1. Sem dúvida acreditar que seu filho vai cuidar de você na velhice é muita ingenuidade. Já foi o tempo em que os filhos se sentiam na obrigação de cuidar e sustentar os pais. Quem garante que seu filho vai morar perto de você, ou vai ter tempo ou dinheiro pra cuidade de você? Eu por exemplo moro do outro lado do mundo de onde meus pais estão, e não tenho nenhuma intenção de voltar a morar no Brasil quando eles forem realmente idosos.
    É por isso que hoje ainda jovem eu me preparo financeiramente para não "depender" de filhos na velhice. Achedito que a maioria das pessoas tem mesmo medo de ficar sozinhos e ter menos conforto financeiro na velhice. E quando os filhos se tornam adultos, os pais se acham no direito de cobrar deles alguma coisa, o que acho um absurdo, afinal o filho não pediu pra nascer!

    ResponderExcluir

Postagens populares