sábado, 9 de março de 2013

Será que a maternidade é algo adequado para você? (parte VI)



Aqui vai a sexta parte do último capítulo do livro "Além da maternidade", direcionado às mulheres que estão pensando em optar por uma vida sem filhos.

“6) Você pode esperar o surgimento de toda sorte de sentimentos intensos quando realmente começa a pensar a sério sobre deliberadamente nunca se tornar mãe. Ansiedade, depressão, raiva e toda questão não-resolvida da infância – inclundo algumas totalmente inesperadas – podem vir à tona. Isso é normal e, em última análise, útil. Permita-se ter todas as reações, de modo que não vá ser assaltada pelo ressentimento de tê-las negado e evitado daqui a 20 anos. Dê a si mesma a oportunidade trabalhá-las, expressando-as e tratando delas. E chore se sentir necessidade; as lágrimas fazem parte do pesar, e o pesar é parte do processo de tomar uma decisão. Você está deixando escapar uma das possibilidades da vida quando decide não ter filhos, ainda que ganhe outras.

É especialmente importante encorajar o homem com quem você vive a lidar com os sentimentos que ele tem sobre a perda da oportunidade de ser pai, mesmo que ele tenha dificuldade em fazer isso, e mesmo que para você seja penoso ouvi-lo quando ele o fizer
. Algo tão fundamental num relacionamento exige uma solução conjunta.” 

Links para as partes anteriores:

2 comentários:

  1. Nicole, muito obrigada por essas postagens, aliás o blog inteiro é um serviço de utilidade pública. Sempre soube que não queria ser mãe, mas ultimamente venho sofrendo muita pressão de todos os lados: Casada, 30 anos, pais e sogros super na ansiedade de ter netos — Que não virão por minha causa. É importante ler e pensar sobre o assunto, e seu blog meio que me abriu a visão sobre isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha sempre Livia.

      Fico feliz em saber que você encontrou postagens úteis aqui no Útero vazio que de vazio não tem nada, nada :)

      Qualquer sugestão, dúvida ou desabafo (que você não queira publicar aqui)basta me escrever: rodrigues-nicole@hotmail.com

      Um abraço!

      Nicole

      Excluir

Postagens populares