quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Casais brasileiros sem filhos

"Em 1940, a mulher tinha em média seis filhos, hoje tem menos de dois, fazendo a população crescer mais devagar e ficar mais velha. Ao optar por uma família menor, a mulher entrou forte no mercado de trabalho: em 1969, elas eram 27,3% da força de trabalho, em 2009, 43,6%. A renda feminina trouxe a segurança para a mulher seguir seu caminho sem marido e os costumes chegaram à legislação, como a nova lei do divórcio, que dispensa a mediação do juiz. E, lembra o sociólogo Marcelo Medeiros, da UnB, o trabalho feminino distribuiu melhor a renda: menos filhos e mais renda ajudaram a reduzir a desigualdade.

Os casais sem filhos crescem e já chegam a dois milhões. São os dinks, sigla em inglês para “Dupla renda, nenhum filho.”

Leia mais sobre esse assunto na reportagem publicada no dia 25/08/12 no Jornal O Globo.

Um comentário:

  1. Legal a postagem.Amei a postagem mas se ninguem jamais tiver filhos como existirão novos casais sem filhos no futuro?Só uma Questão de respeito à inteligência humana que jamais deve ser esquecida.Ah e não me venha com besteiras de ciência tecnológicas e outras idiotíces não verídicas.As Bugigangas são lixo para quem estuda coisas onde o ser humano é o ponto principal de tudo.A evolução do ser humano não deve ser esquecida mas trabalhada sempre.
    O ser humano tem conserto.Deve-se fazer evoluír a bondade humana.Criar seres humanos com a mente aberta de forma absolutamente ilimitada deveria ser o objetivo principal de tudo.Todos os desejos humanos devem vir do intimo mas não se deve impor como regra aos outros seres humanos.Cada um deve reger a sua própria vida da forma que escolheu.Fazer propaganda impondo comportamento é um crime contra toda a humanidade e jamais deveria ser feito.Dar uma informação é diferênte de tentar impor um comportamento à força.É certo querer impor à todos os casais que ter filhos é ruim?É até perigoso essa vontade que alguns fazem para tentar padronizar as coisas.Padronização é coisa de autoritarismo.Onde está a liberdade ao impor uma forma de vida padronizada?É tornar de domínio público as relações afetivas e os sentimentos desses casais.Como fica a privacidade de cada casal?Alguem tem idéia de que essa exposição poderia ser uma invasão de privacidade alheia?Pior do que isso é que esse casal teve sua vida invadida por inescrupulosos que querem usa-los como cobaias humanas para difundir um comportamento que até então era apenas uma escolha pessoal.Será que esse casal não estaria apenas adiando o memento de ter seus filhos(e ainda que não fosse isso:ninguem tem o direito de invadir a privacidade alheia e muito menos de um casal)?Como pode alguem usando do seu direito pessoal da personalidade invadir o espaço da personalidade de outrem para difundir ao domínio público algo que é pessoal?

    ResponderExcluir

Postagens populares