sábado, 21 de agosto de 2010

Complexo de Cinderela



Texto: resenha do livro Complexo de Cinderela de Colette Dowling
(publicado no site Gojaba.com)


A exemplo de muitas mulheres, Colette Dowling foi levada a acreditar que sempre haveria alguém mais forte para protegê-la. Mas, com o fim de seu casamento, ela se deparou com uma nova realidade - agora precisava assumir suas responsabilidades sozinhas e cuidar de si mesma. Esse integrante estudo da psicologia feminina causa, ainda hoje, impacto entre as leitoras. Muitas se reconhecem "cinderelas" ao rejeitar, inconscientemente, suas responsabilidades e ao pensar que a solução de todos os problemas depende de encontrar o seu "príncipe encantado".

8 comentários:

  1. Eis uma triste realidade. Muitas mulheres ainda passam da submissão do pai para a do marido. Algumas são “ensinadas” desde muito cedo a acreditar que o casamento é sagrado. Fantasiam com o “príncipe encantado” e aquele estúpido traje branco, símbolo de uma sociedade conservadora e machista. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se seria muito chato, mas gostaria de recomendar dois livros. Um é a obra do dramaturgo norueguês, Henrik Ibsen, escrita em 1897, chama-se: Casa de Bonecas. É um drama sobre as convenções sociais do casamento. E o outro: A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne. A obra trata de dilemas da sociedade puritana: o machismo, a falta de liberdade da mulher, o fanatismo religioso e o preconceito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sugestões são sempre MUITO bem-vindas. Pesquisarei sobre os livros citados e os adicionarei ao hall de livros femininos/uterinos, com toda a certeza.

    Obrigada Alex, e que bom ter você por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro foi um dos mais marcantes que li. Minha MÃE me deu para lê-lo quando eu apenas tinha 15 anos. Na época não entendi muito bem, mas o relí há alguns meses. É lastimável como ainda há tantas famílias que fazem suas mulheres acreditarem que nasceram submissas. Muito bom esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá Magnólia(é o seu nome verdadeiro ou apelido?), que lindo nome...

    Sobre o livro "Complexo de Cinderela": deveria ser leitura obrigatória para todas as mulheres. Que bom saber que você já o leu e que a iniciativa partiu da sua mãe quando você ainda era tão jovem... Espero que essa leitura tenha enraizado em você a certeza de que você não vale menos, nem metade do que qualquer nenhum homem e que a sua felicidade é tão importante quanto a do parceiro que você escolher nessa vida.

    Um abraço,

    Nicole

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha lido este livro, mas já anotei pra lista dos que vou ler em breve, assim que tiver verba.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Que bom Manuella. Espero que a sua verba chegue logo :)

    ResponderExcluir
  8. na minha opinião não é só o complexo de Cinderela que existe não,são ambos tanto mulher como homem.

    a sociedade nos ensina assim,infelizmente nossos pais aprenderam com a
    sociedade e a herança é passada.
    gostei do blog e gostaria de mais livros sobre.
    morgan_2016@my.com

    ResponderExcluir

Postagens populares